terça-feira, 6 de novembro de 2012

O terceiro Rio mais poluído do país é nosso!




           Essa semana estive em uma localidade no bairro Inocop nas margens do rio Ipojuca, a visão que tive foi essa daí da foto, fiquei impressionada com tanto lixo acumulado, tenho 24 anos e não tenho recordações que como esse rio era há 30 anos, vendo essa imagem dá pra acreditar que ele já foi limpo um dia? E que cada garrafa, cada plástico e cada papel que está ai foi um de nós que jogou? Não vou ser hipócrita e dizer que nunca joguei lixo no chão ou até mesmo no rio, isso já aconteceu sim, confesso! Mas isso já faz muito tempo, foi antes de eu ter uma consciência de responsabilidade com o que está a minha volta, depois que passei a conhecer o sábio ditado “tudo que vai volta” o vai.. é quando a gente joga o lixo no rio, ele vai embora junto com a leve correnteza, mas depois o rio dá o troco e ai aquele papel que um dia eu e você jogamos lá volta... junto com uma toneladas de outros papéis, garrafas, plásticos, pneus e colchões que todos despejaram lá, essa volta é enfurecida acabando com tudo que ele vê pela frente se “vingando” daqueles que o poluíram um dia, mas também atingindo quem não tem nada haver com a história.
           Vamos ser conscientes de que a natureza depende das nossas ações, não adianta pensar que está tudo perdido e que o rio Ipojuca não tem salvação, não tem jeito, tem sim! é só o poder público se interessar em fazer a parte dele, mas esse é um trabalho em conjunto, cada um tem que fazer sua parte. As prefeituras fazem a limpeza, tiram os esgotos do rio, mas do que adianta se a dona de casa faz uma faxina e coloca no rio tudo que não lhe serve mais? de que adianta se um cidadão joga um papel de confeito no rio depois de chupá-lo? parece tão pouco, mas se todo mundo continuar jogando tudo que não lhe serve mais no rio achando que não vai influenciar em nada, levando em consideração o "um a mais um menos não faz diferença" e tendo isso como desculpa para continuar o poluindo realmente esse quadro é irreversível e, se continuar desse jeito, daqui a pouco nem água vai existir mais, só esgoto, papel, garrafa e plástico... e nunca vamos perder um título que cidadão nenhum se orgulha, o de “terceiro rio mais poluído do país”. 

Um comentário:

Carlos André disse...

Isso é verdade, nem todo mundo tem essa consciencia vc é bastante inteligente e segura no que faz, tem um bom manejo com as palavras, parabéns!